asher-with-proclaim-banner-2 (1)

O pastor Asher O’callaghan é o primeiro homem transgênero a ser ordenado pela Evangelical Lutheran Church in America (ELCA), a denominação religiosa que é a maior igreja luterana dos Estados Unidos, tem mostrados cada vez mais inclusão de pessoas LGBTQ, demonstrando assim verdadeiro exemplo de amor cristão e aceitação.

Antes de 2009 parte do ramo protestante liberal da ELCA já havia ordenado pessoas trans para o ministério eclesiástico, porém fora do processo regular da denominação. Em 2009 a Igreja decidiu abrir as portas do ministério para pessoas abertamente gays, lésbicas, bissexuais e pessoas trans.

PastorAsherx400
Pastor Asher (a direita) ao lado de Megan Rohrer (também um pastor trans) , O primeiro pastor transgênero ordenado pela Evangelical Lutheran Church in America.

O’callaghan, pastor da Zion Lutheran Church in Idaho Springs, Colorado, diz estar muito emocionado em ser pastor e líder de uma igreja que ama.

” A igreja está mudando: não há nenhuma necessidade entre escolher viver a vida como você realmente é e pertencer a uma comunidade religiosa. Para as pessoas trans , isso significa que existem congregações que os aceitam , respeitam e celebram nossa fé e nossa identidade de gênero”.

A ELCA também ordena mulheres ao ministério , sendo que uma de suas igrejas, a Herchurch, é uma congregação feminista (onde a maioria dos membros são mulheres) onde veneram o sagrado feminino (Deus sendo visto também como uma energia feminina e não apenas como a tradicional visão patriarcal). A ELCA também realiza benção a uniões civis entre pessoas de mesmo gênero.

Anúncios